Toxoplasmose x Gestantes

Umas das principais dúvidas durante a gestação de uma tutora de felinos é: “Será que posso permanecer com meus gatos? Isso não traria problemas para o desenvolvimento do meu bebê?”

A toxoplasmose é uma doença sistêmica causada por um protozoário denominado Toxoplasma gondii, tal protozoário parasita o felino doméstico, chegando à sua forma final. A grande maioria das infecções ocasionadas por esse parasita é assintomática, ou seja, a pessoa ou animal possui a doença, porém não manifesta sintomas, isso porque seu sistema imunológico é competente para combater o microorganismo. Por outro lado, pessoas ou animais imunossuprimidos são mais propensos a desenvolverem sintomas da doença, podendo apresentar quadros mais graves com acometimento neurológico ou oftalmológico.

A maior parte da transmissão para seres humanos se dá pelo consumo de carnes mal cozidas ou verduras e legumes mal higienizados. Os oocistos liberados nas fezes dos gatos contaminados levam cerca de 24 horas para se tornarem infecciosos, ou seja, a higienização e descarte adequados das fezes são o suficiente para se evitar a contaminação.

Além disso, é possível que a gestante faça um teste sorológico para toxoplasmose como forma de se averiguar já ter tido contato com a doença, o que determinará se já possui memória imunológica ou não contra a toxoplasmose, reduzindo assim, as chances de infecção.

Logo, é perfeitamente seguro que uma gestante tenha gatos de estimação, uma vez que a toxoplasmose é transmitida principalmente por carnes mal cozidas ou verduras e legumes mal higienizados, então, o principal vilão não é o gato.

Lembre-se: O principal é sempre manter a higiene!

#toxoplasmose #higiene #felinos #gatos #gestantes #grávidas

Deixe um comentário

Nota: HTML não permitido!
    Ruim           Bom