As intoxicações causadas por medicamentos são frequentemente encontradas no atendimento veterinário, na qual grande parte das ocorrências estão relacionadas com a facilidade de compra, disponibilidade de medicamentos na casa dos tutores e a cultura de automedicação.Vale ressaltar que medicamentos possuem efeitos tóxicos que podem levar o animal a óbito. Alguns são específicos para cães e podem ser fatais para gatos, outros são exclusivamente de uso humano, não podendo ser administrados em animais. O médico veterinário é o único profissional preparado para realizar prescrição de medicamentos. Nós da Ultrapet trabalhamos de forma profissional e ética, priorizando a segurança do seu melhor amigo. Por isso, assumimos a responsabilidade de garantir um atendimento qualificado, através de um co..
Os gatos são altamente sensíveis a alguns medicamentos de uso humano, pois possuem deficiência a algumas enzimas como a GLICURONIL TRANSFERASE. Essas enzimas são responsáveis pela conjugação de glicuronato, que faz parte de uma das vias mais importantes de metabolização hepática de medicamentos em mamíferos. Isso justifica a sensibilidade de gatos à intoxicação por medicamentos muito utilizados na medicina humana, como o paracetamol e a aspirina. Por isso, nunca dê medicações de forma empírica pra seu animalzinho.#automedicação #felinos #gatos #paracetamol #aspirina #intoxicação #glicuroniltransferase ..
O ser humano e os animais nunca estiveram tão próximos, principalmente pelo longo processo de domesticação da espécie dominante. E durante esse processo, surgiram doenças infecciosas que podem ser transmitidas do homem para os animais ou vice-versa, essas são conhecidas como zoonoses. O termo zoonose é derivado do grego, onde “zoo” significa “animal” e “noso” significa doença. As zoonoses são causadas por microorganismos como vírus, bactérias, fungos, protozoários, vermes, entre outros. Quando a doença é originada de um animal, podendo ser transmitida para seres humanos, recebe o nome de antropozoonose; quando é originada do ser humano, podendo ser transmitida a outros animais, recebe a denominação zooantroponose. &n..
Atualmente, os pets estão vivendo mais do que viviam antigamente. Essa longevidade se deve principalmente aos bons hábitos e cuidados proporcionados. Há aqueles pets idosos mais saudáveis e dispostos e aqueles que já estão mais debilitados, então o que irá definir se um pet é idoso ou não é o porte, ambiente, nutrição e sua individualidade. Alguns dos sinais de que seu pet pode já ter chegado à fase de senilidade são a sonolência, dificuldade para subir obstáculos, andar mais lento, visão e audição limitados, falta de disposição, etc. Além disso, existem algumas doenças que são mais comuns nessa fase como a diabetes, câncer, artrite, artrose, doença renal e outras que acabam diminuindo a expectativa de vida dos animais. Nesses caso..
Não é de hoje que os animais fazem parte de nossas vidas e contribuem de forma afetiva para a nossa felicidade, mas vocês sabiam que existem diversos tipos de terapias que usam animais como instrumento para o auxílio na recuperação das pessoas com afecções distintas?A zooterapia ou atividade assistida por animais (AAA) vem sendo utilizada no Brasil desde o século passado, quando nos anos 60, a psiquiatra Nise da Silveira começou a utilizar cães e gatos em seu trabalho com pacientes esquizofrênicos, notando evolução no quadro dos mesmos. Desde então, a zooterapia ganhou espaço vindo a utilizar diversas espécies de animais, não somente os pets domésticos. A terapia com animais apresenta resultados tanto com problemas psicológicos como também com problemas emocionais e físicos, po..
Umas das principais dúvidas durante a gestação de uma tutora de felinos é: “Será que posso permanecer com meus gatos? Isso não traria problemas para o desenvolvimento do meu bebê?”A toxoplasmose é uma doença sistêmica causada por um protozoário denominado Toxoplasma gondii, tal protozoário parasita o felino doméstico, chegando à sua forma final. A grande maioria das infecções ocasionadas por esse parasita é assintomática, ou seja, a pessoa ou animal possui a doença, porém não manifesta sintomas, isso porque seu sistema imunológico é competente para combater o microorganismo. Por outro lado, pessoas ou animais imunossuprimidos são mais propensos a desenvolverem sintomas da doença, podendo apresentar quadros mais graves com acometimento neurológico ou oftalmológico. A maior parte..
Desde que surgiram casos do novo coronavírus no Brasil, está havendo uma série de informações e notícias falsas acerca da nova doença. Por isso, devido a algumas desinformações veiculadas em redes sociais referentes à relação do Covid-19 com o coronavírus canino, decidimos fazer um pequeno texto que resume a real relação desses vírus. O Covid-19 faz parte da família Coronaviridae, popularmente conhecida como coronavírus. Dentro dessa família existem diversas espécies de vírus que por coincidência taxonômica, também são apelidados da mesma forma, que é o exemplo do coronavírus canino (CCov) e do coronavírus felino (FCov), porém, a única relação entre esses vírus está em alguns aspectos morfológicos, ou seja, de sua composição estrutural, o que justifica fazerem parte da mesma família. Ref..